sexta-feira, 7 de setembro de 2012

As melhores turnês de reunião


Existem três certezas no mundo do rock - a morte, os impostos e turnês de reunião. Estamos com quatro décadas da era do rock clássico, e houve um punhado de bandas lendárias que você pode não ter visto na estrada de alguma forma ou de outra ao longo dos últimos anos, mesmo se fossem convidadas a cair na estrada em algum ponto de suas carreiras.

Na maioria dos casos, não importa o quanto foram ruins as divergências que levaram bandas como VAN HALEN, THE WHO e THE EAGLES a acabarem, e eventualmente, a química (e pra ser sincero, a atração de grandes cachês) fez com que quase todas unissem forças novamente para tocar suas canções clássicas na estrada novamente.

Estamos falando de bandas que mantiveram suas linhas originais, tanto quanto possíveis, através de turnês de verdade. Isto exclui alguns eventos como o reencontro do LED ZEPPELIN em 2007 ou as poucas datas que o CREAM fez em 2005, mas ainda haverão muitas lendas que irão voltar para falar sobre esta lista feita pelo site Ultimate Classic Rock, das melhores turnês de reunião da história do rock.



BLACK SABBATH
 Com todo o respeito a todos os grandes músicos que estiveram à frente desta banda - especialmente Ronnie James Dio - mas a maioria dos fãs concordam que só há um verdadeiro lineup do Black Sabbath. Mas quando o vocalista Ozzy Osbourne ganhou mais sucesso comercialmente, como em sua carreira solo, do que seus colegas de banda depois de ter sido demitido em 1979, as chances de uma reunião pareciam impossíveis.

Mas mesmo assim aconteceu, finalmente, em 1997, quando Tony Iommi, Geezer Butler, Ozzy Osbourne e (depois de um breve conflito de agenda) Bill Ward se reuniram primeiramente na turnê do Ozzfest e mais tarde em seus próprios shows. Eles excursionaram juntos desde então, mas uma turnê mundial que estava planejada para 2012 foi por água à baixo primeiro por Iommi ter sido diagnosticado com câncer e, em seguida, por uma disputa contratual com Ward.


KISS
Dezessete longos anos se passaram entre o último show com todos os quatro membros originais do KISS em 1979, e o primeiro show completo de sua turnê de reencontro entre 1996-97.

Na frente de uma platéia lotada de maníacos gritando, no Tiger Stadium em Detroit, Gene Simmons e Paul Stanley saudaram Ace Frehley e Peter Criss de volta à banda para explodirem com tudo em uma nova etapa. A banda manteve a maquiagem desde então, apesar de Tommy Thayer e Eric Singer atualmente interpretarem os papéis de Space Ace Espaço e Catman.





VAN HALEN
David Lee Roth e o Van Halen tiveram um rompimento em 1985, que aconteceu no auge de seu sucesso comercial, surpreendeu o mundo da música. Levou mais de duas décadas, e com vários rumores e tentativas sem sucesso, para que o grupo voltasse aos palcos em 27 de setembro de 2007, para uma bem sucedida turnê de reencontro.

É claro, que não foi uma reunião completa. O baixista e fundador da banda, Michael Anthony, que está atualmente no CHICKENFOOT com o ex-vocalista do Van Halen, Sammy Hagar, foi substituído pelo filho do guitarrista Eddie Van Halen, Wolfgang. A nova formação, que Roth apelidou de "3/4 original, 1/4 inevitável" no show em que participou, apresentou também o novo lançamento, "A Different Kind of Truth", de 2012.


THE WHO
Sete anos após a "Farewell Tour" de 1982, parecia significar o fim de uma das maiores bandas de rock, mas o The Who se reuniu em 1989 para o deleite de seus fãs.

Houve algumas grandes mudanças para o show ao vivo da banda. O baterista Kenny Jones, que assumiu a vaga do falecido membro fundador, Keith Moon em 1979, foi substituído por Simon Phillips. Mais dramaticamente, Pete Townshend foi diagnosticado com tinnitus, o  obrigando a tocar violão em grande parte dos shows. Para ajudar a preencher o som do grupo, foram acrescentadas dezenas de músicos de apoio, incluindo uma seção de metais completa.




THE EAGLES
Foi um choque quando o Eagles se reuniu para uma turnê em 1994, fato que resultou em um álbum ao vivo - "Hell Freezes Over".

A separação da banda em 1980 foi uma repercussão desagradável, e vários membros do grupo seguiram carreiras solo bem sucedidas na década seguinte. Felizmente, Luckily, Glenn Frey, Don Henley, Joe Walsh, Don Felder e Timothy B. Schmidt perceberam que poderiam dar aos fãs uma emoção muito maior juntos em em show, realizando várias apresentações de sucesso, com repertório incluindo hits solo e do Eagles. Felder saiu em 2001, mas o quarteto remanescente ainda faz turnê juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário