quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Guitarrista do Guns dando coselhos para novatos


A revista Ryze-Up, recentemente conduziu uma entrevista com o guitarrista do GUNS N' ROSES, Ron "Bumblefoot" Thal. Alguns trechos da conversa seguem abaixo.

Ryze-Up: Você está dando aula de música?

Thal: É muito mais difícil de ensinar com todos estes shows que fizemos nos últimos anos. No ano passado, eu dei algumas aulas por Skype, e eu pretendo fazer isso de novo. Enquanto estava em turnê, eu arranjei algumas clínicas e master classes em escolas locais. Eu fiz turnês com clínicas ao longo dos últimos 10 anos, além de vários artigos e vídeos para sites e revistas importantes de guitarra nos EUA, Europa e Japão. Eu fui instrutor convidado em escolas e acampamentos de música, e uma vez fui um professor de música no MTV "Made". O ensino é importante para mim, eu acho que é a essência para se compartilhar. Você faz uma música, você a compartilha. Eu estava compondo músicas. Comecei a escrever com outras pessoas também. Eu estava fazendo demos, eu comecei a produzir. Você adquiri conhecimento ao longo dos anos com suas próprias experiências, e que os outros passam para você, você faz o mesmo. Faz parte da natureza humana.
Ryze-Up: Você é guitarrista do Guns N' Roses, artista solo, produtor, professor e compositor, como você equilibra a música com outras obrigações - marido, filhos, trabalho?

Thal: Não é fácil. É preciso ter habilidades de um malabarista nato e uma vontade de viver no limite. O negócio é o seguinte, a vida é sua - você dita as regras, você escolhe seus compromissos e sacrifícios e avalia e se ajusta conforme necessário. Você não pode ser rígido, você tem que ter uma estrutura muito fiexível. Fazer o trabalho. Estou casado há 16 anos, passei 23 anos junto com minha esposa e não posso querer coisa melhor do que isso. Ajustamos nossas vidas, para que possamos ver o mundo juntos e torná-lo bom para nós. Quando não estou em turnê, procuro dar aulas, gravar, dividir o tempo com todo o resto.

Ryze-Up: Que conselho você daria para aqueles que estão começando na música?

Thal: 1. Esteja pronto. O momento é seu, quero dizer, "esteja sempre pronto." Certifique-se de que você esteja lá para quando você precisar estar - espere em seu carro, comunique, que eles saibam 10 minutos antes que você vai estar lá em 5 minutos, e adiante 5 minutos.

2. Esteja preparado. Os preparativos são seus, quero dizer, "esteja muito bem preparado". Saber mais do que o necessário. Se você vai colocar partes de guitarra, conheça os grooves de bateria e todos os tons, até as batidas, as levadas e as pausas, conhecer as linhas de baixo...Quando o baixista não se mostrar capaz e surtar, você diz: "Eu sei como é esta linha de baixo. Posso te mostrar".

3.Seja legal. Além disso, seja paciente, relaxado, de fácil convivência, seja tranquilo na sala. Quando todos estiverem em pânico ou estressados, você será a voz da razão, sem sequer tentar. Músicos podem ser substituídos - as pessoas são escolhidas por aqueles que querem passar um tempo com elas.

Leia a entrevista completa no Ryze-UP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário