quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Simone Simons fala sobre religião e futuro da humanidade


A Gothic Beauty  - uma revista trimestral de Portland que fala sobre moda, beleza, estilo de vida e eventos da cena gótica - conversou recentemente com o vocalista Simone Simons, da banda holandesa EPICA. Alguns trechos da conversa seguem abaixo.

Gothic Beauty: Nos temas que o Epica lida, eu tenho notado que a religião é um assunto recorrente. Com um pouco de suas composições falando sobre o Islã, eu estava me perguntando se as pessoas inicialmente percebem o seu interesse pela religião como uma banda especificamente anti-islâmica e se isso causa algum tipo de reflexo em vocês, mesmo que na minha perspectiva pareça que o foco esteja mais na religião no geral do que qualquer religião específica.

Simone: Você está totalmente certo. Nós respondemos uma pergunta ontem, durante nosso bate-papo com os fãs. Teve uma pessoa que perguntou: "O que vocês tem contra o Islã?" e um outro fã que já nos conhece levantou e destacou que não é o Islã especificamente, e sim o fundamentalismo de qualquer religião, a parte perigosa da religião. Eu, pessoalmente, acho que a religião pode ser grande - pode lhe dar esperança e força, torná-lo parte de uma comunidade -, mas depois existem partes extremas, os ataques suicidas, a repressão das mulheres. Eles sempre dizem que um dos mandamentos é respeitar e amar uns aos outros, mas então por que os gays não podem se casar? Isso não é igualdade.

Gothic Beauty: Olhando para o último álbum, pode parecer sim uma perspectiva sombria sobre o estado atual do mundo, o que é interessante no contexto, já que você acabou de ter o seu primeiro filho, e Coen (Janssen, teclados) também tem apenas um filho. É uma justaposição interessante, um álbum que poderia ser interpretado como uma espécie de "o mundo está indo para o inferno em uma cesta", e ao mesmo tempo que vocês tem essas duas novas vidas.

Simone: A mensagem do álbum é feita para ser mais que um nível maior de consciência, e as pessoas que estão atualmente não estão ligando para os problemas do mundo se tornarão mais envolvidas. Eu não acredito no fim do mundo, mas eu acredito em uma forma superior de consciência. Eu sempre amei crianças e sempre quis ter uma. Algumas pessoas dizem: "Eu não quero trazer uma criança a este mundo, é muito cruel", mas você também pode ter bebês e transformá-los em seres humanos maravilhosos que talvez possam fazer alguma mudança.

Gothic Beauty: Você poderia assumir a perspectiva de que, se as pessoas que querem fazer uma mudança não tiveram filhos, então elas não vão ter muita influência no que vai acontecer daqui a cinquenta anos, por isso, de certa forma, elas são exatamente as pessoas que você quer para criarem filhos.

Simone: Muitas pessoas hoje em dia optam por colocar a educação ou a carreira em primeiro lugar e, em seguida, ter filhos mais tarde. Optei por fazer isso meio à meio - não muito jovem, não muito velha. Eu vou criá-lo como um cavalheiro, ciente das pessoas ao seu redor, mostrando respeito e contribuindo com a sociedade, e espero que ele mude o mundo. Nós, como uma banda, também pensamos sobre o que escrever com carinho, pois pode atingir um grande número de pessoas. Nós não escrevemos sobre os pássaros e as abelhas, cada música traz uma mensagem, e também estamos muito envolvidos com a caridade. Tentamos dar o exemplo certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário