domingo, 29 de dezembro de 2013

Melhores do ano de 2013


2013 se foi, e rendeu muita coisa boa. Fatos marcaram o ano, alegrias, tristezas, decepções, muita coisa aconteceu. Mas estamos falando de rock e heavy metal. O Whiplash.Net abriu espaço para os colaboradores do site divulgarem sua lista com os melhores lançamento do ano de 2013. Na lista a seguir poderemos conferir alguns dos melhores lançamento na opinião do redator Samuel Coutinho. Dentre CD´s, DVD´s, shows, fatos marcantes poderão ser conferidos a seguir. Uma lista simples, focando mais o heavy metal melódico, por se tratar de uma opinião particular. Alguns vão concordar e muitos vão criticar. Mas enfim, gosto não se discute, e não estou aqui para citar o mesmo de sempre. Nomes como BLACK SABBATH e MOTÖRHEAD não estão nesta lista, por um simples motivo...são imbatíveis. Qualquer lista eles sempre estarão presentes. As escolhas abaixo destacam-se pelo caminho que a maioria dessas bandas decidiram seguir...renovação.

HELLOWEEN - "Straight Out of Hell" (CD):
Logo de cara no começo do ano, fomos presenteados com mais um petardo da banda que inventou o metal melódico, o Helloween. "Straight Out of Hell" veio com tudo para fazer mais uma vez a alegria de qualquer fã da banda. O grupo que está em uma ótima fase, com uma formação já estabelecida já faz algum tempo, entregou um ótimo trabalho de power-metal. Logo após a faixa de abertura, "Nabataea", já de cara somos pegos pela 100% power, "World of War", uma música rápida e bem Helloween. A grudenta e alegre "Live Now!" mostra uma grande energia, deixando o ouvinte querendo mais, e calma que ainda estamos no começo do álbum. E falando em energia, "Far From the Stars" segue o álbum com aquele gás à mais. "Waiting For the Thunder" é mais uma daquelas que quando você ouve o primeiro acorde você diz: "isso é Helloween". A faixa título não poderia deixar de ser a melhor do álbum, com um refrão marcante que na primeira audição já não sai mais da sua cabeça. A velocidade continua com "Years" e "Make Fire Catch the Fly", finalizando com "Church Breaks Down", esta última que me fez querer mais. "Straight Out of Hell" foi o álbum que eu mais ouvi em 2013 e que não deveria ficar de fora de nenhuma lista. 


STRATOVARIUS - "Nemesis" (CD):
Também no começo do ano, tivemos mais um trabalho do "novo" Stratovarius. Visando ainda um recomeço, após os álbuns "Polaris" e o "Ealysium", álbuns que marcaram a nova fase da banda, o grupo seguiu com mais da metade dos membros que fizeram a história da banda. "Nemesis" veio como mais uma prova de que a banda não depende só de Timo Tolkki. Com Timo Kotipelto alimentando a chama acesa, a banda se manteve firme, apesar de ter perdido um pouco a identidade (já que boa parte das composições eram feitas por Tolkki) os finlandeses seguiram o seu caminho. "Nemesis" veio pra reforçar a nova fase da banda. Com a adição do novo baterista, Rolf Pilve, a banda ganhou um novo fôlego. Destaque para "Halcyon Days" e "Unbreakable" que apesar de parecerem bem "eletrônicas" ainda agradam os fãs mais fiéis. Um trabalho mais pop, diga-se de passagem, mas ainda com valor.


DARK MOOR - "Ars Musica" (CD):
Como um bom apreciador de metal melódico eu não deveria deixar de fora um grande lançamento de 2013. "Ars Musica" da banda espanhola Dark Moor, continuou me impressionando com o forma única e simples de se fazer metal melódico. Enrik Garcia e companhia parecem não ter esquecido a fórmula mágica, mesmo depois da desestruturação da banda em 2002. Mas mesmo assim o grupo se manteve, fazendo um som um pouco diferente do que costumavam fazer no passado. Enrik colocou tudo isso em jogo ao gravar "Ars Musica". Destaque para "The Road Again", uma canção cheia de emoções e sentimentos. Garcia mais uma vez colocando tudo aquilo que sempre desejou em seu prato favorito.


DREAM THEATER - "Dream Theater" (CD):
Ansioso para ouvir o novo trabalho dos gigantes do metal progressivo, e ainda mais com Mike Mangini na bateria, os dias passavam lentamente. Até finalmente ser lançado o novo álbum do Dream Theater. O disco auto-intitulado trouxe um pouco mais daquilo que os nossos ouvidos já estávamos acostumados, mas com uma pegada técnica diferente. Desta vez Mangini participou do processo de composição do novo álbum. Tivemos um álbum completo lançado em setembro, com hinos como "The Enemy Inside", "Enigma Machine", "Behind the Veil" e a épica "Illumination Theory". Com certeza um álbum que não ficaria de fora de uma lista com os melhores lançamentos de 2013. A sonoridade do disco foi algo que teve um certo cuidado, tudo está tão limpo tão bem regulado que parece que desta vez os músicos e produtores resolveram dar uma "geral" nos equipamentos. No final das contas, "Dream Theater" é um disco para se ouvir várias e várias vezes.


RHAPSODY OF FIRE - "Dark Wings of Steel" (CD):
Dragões, espadas, montanhas, música clássica, isso já está ultrapassado? Não! Dizer que Rhapsody está ultrapassado é o mesmo que, para um fã de heavy metal, dizer que o Black Sabbath já não tem mais graça. Já que estamos falando de renovação, o Rhapsody Of Fire está trilhando um novo caminho sem um de seus principais mentores, Luca Turilli decidiu abandonar o navio. Mas antes que seu dragão pudesse cuspir foto, saiba que a saída foi amigável, até porque ele criou seu próprio Rhapsody. Mas quem ainda sobrou? Fabio Lione, Alex Staropolli e agora com Roberto De Micheli assumindo todo os trabalhos na guitarra, já que seu comparsa Tom Hess também vazou, o time não está tão ruim assim. Fabio Lione apesar de estar envolvido em vários outro projetos, como o VISON DIVINE e posteriormente, com o Angra, ainda teve tempo de compor as letras de "Dark Wings of Steel". Passando a introdução "Vis Divina" o álbum se inicia com a ótima "Rising From Tragic Flames", com um refrão onde Fabio Lione faz um dueto com o coral. Os vocais de Lione estão excelentes como sempre, lembrando até a fase mais antiga da banda logo nesta primeira faixa. Uma das melhores faixas do álbum, com certeza. As guitarras dão vida nova, para quem estava enjoado das "subidas e descidas" de Turilli, este álbum quebra um pouco isso.


ALMAH - "Unfold" (CD):
Deixar o Almah fora de uma lista dos melhores lançamentos de 2013 é um pecado sem perdão. O quarto álbum dessa banda nacional chegou com força total neste ano que está se findando. Mesmo com o desfalque de dois membros, Felipe Andreoli (baixo) e Paulo Schroeber (guitarra), Edu Falaschi soube segurar as pontas e acrescentar dois ótimos músicos que deram conta do recado e ajudaram a moldar o novo trabalho do Almah, "Unfold". Com uma introdução fantástica, "In My Sleep", começa o disco com uma porrada direta. Passando por "Beware The Stroke", pela meio grunge "The Hostage", até chegar na balada "Warm Wind", o álbum mostra um ótimo seguimento. Um álbum bem pesado e que deixa o vocalista e líder Edu Falaschi bem à vontade com sua tonalidade. Várias músicas de qualidade estão presentes neste disco incrível. Destaque para a minha favorita, "Wings Of Revolotion".


ANGRA - "Angels Cry 20th Anniversary Tour" (DVD):
Com muitos shows pelo Brasil e no mundo, com um vocalista que pegou todos de surpresa com sua boa performance, mesmo deixando alguns com a pulga atrás da orelha, o Angra anunciou Fabio Lione como seu novo vocalista, e uma turnê especial dos 20 anos do álbum de estréia da banda, o "Angels Cry". E para fechar com chave de ouro, o DVD "Angels Cry 20th Anniversary Tour" foi lançado para registrar a festa. Com vários músicos convidados, o Angra celebrou esses 20 anos de forma louvável. Já com Lione nos vocais, o trabalho ainda teve a participação de vários músicos nacionais e internacionais. Nomes como de Uli Jon Roth e Tarja Turunen dispensam comentários. O grupo Família Lima demonstrou total entrosamento com a banda, uma junção que caiu muito bem com a banda de heavy metal. O sonho de ter uma reunião com a formação clássica da banda não era mais uma necessidade, depois de ver uma grande performance de todos os músicos envolvidos, já me fez esquecer aquela vontade de ver todo mundo junto de novo. Mas apesar disso, um de meus vocalista preferidos estava na banda, Fabio Lione como sempre mostrando serviço de forma impecável. Uma surpresa foi ver o baterista do TORTURE SQUAD, Amilcar Christófaro, assumindo o instrumento na canção "Evil Warning", algo muito bonito de se ver. Afinal foi uma grande festa.


MELHOR SHOW DO ANO - Andre Matos:

Como eu citei em uma resenha minha, pelo fato de morar em um fim de mundo, eu fico restrito à shows de heavy metal. Muita vezes eu tenho que ficar aguardando alguma banda passar por perto, demora, mas acontece. Como foi no caso do melhor vocalista que temos por aqui, Andre Matos. Com uma turnê recheada, valeu muito a pena gastar uma graninha pra ir atrás de um dos meus ídolos do vocal. Andre estava em turnê divulgando seu mais recente álbum, o "The Turn Of The Lights". E qual foi a minha reação ao saber que o músico ainda tocaria o álbum "Angels Cry" na íntegra? Afinal o álbum estava comemorando 20 anos, e nada mais justo do que ter o vocalista original tocando todas as músicas, não é verdade? Memorável. Confesso que em todos esses anos, jamais sonhei que um dia eu teria essa oportunidade.


REVELAÇÃO DO ANO - NOTURNALL:

Ter uma banda que foi consagrada no auge de sua carreira ainda na ativa é uma coisa muito bacana. Mas se a banda em questão estiver na ativa, mas não estiver agradando muito...daí o negócio é começar do zero, certo? Enquanto o Ricardo Confessori estava ocupado com o Angra, os outros membros do SHAMAN (Thiago Bianchi - vocal, Fernando Quesada - baixo, Leo Mancini - guitarra e Juninho Carelli - teclado) não queriam ficar parados. Decidiram então, formar o Noturnall, com a presença do grande Aquiles Priester na bateria. Divulgaram então o novo grupo, com um álbum que será lançado em breve, e até dois video-clipes. Com uma idéia já sendo trabalhada a mais de 2 anos, a banda finalmente ganhou forma em um momento que não poderia ser melhor. Quando todos desejavam saciar a sua sede com algo novo, eis que surge uma resposta. Particularmente o nascimento do Noturnall foi um tapa na cara (eu diria uma porrada na cara) naqueles que diziam que a formação atual do Shaman não merecia o nome da banda. Então o que eles fizeram? Montaram uma banda "de verdade". Uma banda 100% fora das dependências de uma marca ou de alguém. O Noturnall foi uma surpresa muito agradável neste ano de 2013.


PIOR ACONTECIMENTO - Morte de Jeff Hanneman:

Falar sobre a morte de Jeff Hanneman é como tocar guitarra sem ter um amplificador. O falecido guitarrista do SLAYER partiu em um momento em que todos menos esperavam. Um momento difícil, mas todos achavam que ele iria se recuperar, mas infelizmente não foi bem assim. Hanneman morreu em 02 de maio de 2013 perto de sua casa em Island Empire, Califórnia. Ele estava em um hospital local e sofreu insuficiência hepática. Não se sabe se a doença de pele estava ligada à sua insuficiência hepática. Hanneman morreu aos 49 anos.

Na minha opinião, foi o pior fato que aconteceu em 2013. A cada notícia que eu acompanhava ou até mesmo postava aqui no blog era difícil de aceitar. A primeira vez que eu vi Jeff tocando foi no video-clipe da música "Seasons in the Abyss". Nos bons tempos da MTV Brasil. Quando eu vi aquele cara eu disse, "que guitarrista foda..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário