quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Professores usam heavy metal como matéria em suas aulas


Recentemente tivemos o caso de uma professora que lançou uma prova aos seus alunos de direito, propondo a análise de um texto onde incluía BRUCE DICKINSON como advogado de OZZY OSBOURNE num processo judicial movido pelo ‘madman’ a MARILYN MANSON. A matéria pode ser conferida no whiplash.net.

Desta vez, outros professores usaram novamente o heavy metal como tema em suas disciplinas. Já imaginou como seria uma aula de história ou física, ao som de BLACK SABBATH ou DEEP PURPLE? Pois é, dois professores, um de São Paulo e a outro do Paraná, resolveram incrementar um pouco suas aulas, acrescentando um toque genial.

O paulista Emerson Gomes, de 35 anos, desenvolve uma tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP) sobre a relação entre hits do metal e o ensino da corrida espacial nos anos 1960 e 1970. Já o paranaense Ramon Dimbarre, de 21 anos, completou licenciatura em história na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde criou uma oficina que liga rock pesado a temas como religião e tribos urbanas.

As músicas do Black Sabbath, por exemplo, foram aproveitadas de uma forma muito bem vinda nas aulas de história, suas letras apresentam diversos temas como lutas sociais da classe trabalhadora inglesa até o desenvolvimento tecnológico e espacial promovido pelos EUA e pela União Soviética.

Já pelo lado da física, o professor Emerson, que usa até uma camiseta do Slayer durante as aulas, disse: "Os estudantes do 3° ano do ensino médio estão estudando temas relacionados à física moderna e à astronomia e investigam na letra as questões científicas, associando os conceitos às tecnologias e à sociedade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário