segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Edu Falaschi, livre, leve e solto no Almah


O que começou como um projeto solo do ex-vocalista do ANGRA, Edu Falaschi, o ALMAH agora se tornou uma banda permanente, uma nova banda de metal melódico com influências européias. Celebrando o lançamento do novo álbum da banda, "Unfold", via Scarlet Records, Daniel Fox da Metal Temple conversou com Edu sobre o novo álbum, suas experiências anteriores e muito mais...Confira.

Metal Temple: Você acredita que, deixando o Angra você pôde se concentrar melhor no Almah, tendo uma melhora nas composições e no processo criativo, ficando ainda mais satisfeito com o "Motion", que você considera a maior conquista em sua discografia?

Edu Falaschi: Bem, eu aproveitei para compor mais, eu compus muitas canções importantes para o Angra também, como "Nova Era", "Heroes of Sand", "Bleeding Heart", "Wishing Well", "Spread you Fire", etc. Então, você está certo em um ponto, este momento é diferente, foi meu primeiro disco após os problemas internos desde 2011! Assim, parece muito claro, maduro, positivo e principalmente livre.

Metal Temple: Quais foram suas inspirações líricas e musicais para "Unfold"? Para mim parece muito diferente das versões anteriores.

Edu Falaschi: É um novo começo, um novo modo de vida. Esse é um álbum cheio de verdades e paixões, sem medo de arriscar, compus o que eu gosto e eu cantei da maneira que eu me senti bem e confortável. Minha principal inspiração veio da sensação de ter o ar em meus pulmões de novo...Agora eu posso respirar!

Metal Temple: Uma última pergunta sobre o Angra, por simplesmente você ter cantado em ambas as bandas, você usa alguma influência dos álbuns que você cantou com o Angra nos registros com o Almah?

Edu Falaschi: Sim, com certeza, há uma mistura, mas na verdade não é uma influência do Angra nas músicas do Almah. É a mesma maneira de compor que o Edu Falaschi deu para o Angra, durante 12 anos, e agora com o Almah, então, resumindo, é a minha maneira de compor que as pessoas conhecem no Angra, que agora pode ser ouvido no Almah. Apenas isso!

Metal Temple: Bandas como Almah estão consolidando a idéia de que o Brasil é um caldeirão enorme de metal, sendo um concorrente da Escandinávia e América do Norte. Como um músico e compositor, que sempre esteve envolvido com a música brasileira durante toda sua carreira, trabalhando e produzindo muitas bandas e álbuns, para onde você acha que o cenário musical brasileiro está caminhando? Eu pessoalmente acho que tem uma sonoridade muito diferente da Europa e dos EUA, e é um som muito bem-vindo.

Edu Falaschi: O Brasil é um país jovem nisso, por isso aprendi a fazer metal com os europeus e norte-americanos, mas temos nossa própria maneira de fazer metal, porque temos outras influências, como a bossa nova, forró, ritmos, etc.

Metal Temple: Você não é nenhum estranho nos grandes e até pequenos shows, como por exemplo no Rock in Rio no Rio de Janeiro. Para algumas bandas, tanto em grandes e pequenos festivais e shows privados são especiais por motivos diferentes. Quais tipos de shows que você, pessoalmente, prefere fazer, você tem uma preferência?

Edu Falaschi: Eu gosto dos dois tipos, tamanho do local não é um problema para mim, contando que venda! hahaha!

4 comentários:

  1. Edu Falasquito muito foda

    ResponderExcluir
  2. Inspiração, Edu príncipe do Metal Brasileiro, quando eu crescer quero ser igual a ele kkkkk

    ResponderExcluir
  3. o edu e muito foda, me lembro dele quando ele veio fazer um show com o Angra aqui em Jaú - SP junto com o sepultura numa turme que faziam juntos, uma voz excepcional unido a emoção, e pelo que percebi no contato com os fans depois do show um cara gente fina!

    ResponderExcluir
  4. O cara que escreveu a letra heroes of sand
    esse cara é um genio

    ResponderExcluir