sábado, 21 de junho de 2014

Kirk Hammett relembra composições com Cliff Burton


A edição de agosto da revista Guitar World contará com uma entrevista com o guitarrista do METALLICA, Kirk Hammett, sobre o 30º aniversário do segundo álbum da banda, "Ride The Lightning". Perguntado sobre como sua visão da época do "Ride The Lightning" mudou nas últimas três décadas, Hammett disse: "É interessante. Ainda esta manhã eu estava dizendo a meus filhos o que eu ia fazer, hoje eu disse, 'Esses caras vão tirar uma foto minha em uma cadeira elétrica!' Ambos são jovens, então, é claro, eles disseram: 'Por quê?' Eu expliquei que é porque temos uma música chamada 'Ride The Lightning' e isso é uma outra maneira de dizer: 'Você está sendo eletrocutado numa cadeira elétrica!' Então eu tive que colocar a música e mostrar as letras. Eles ficaram sentados ali, olhando para mim, tipo, Uau. (risos) Então, eu me sentei com eles, ouvindo o solo de guitarra em 'Ride The Lightning', e eu fiquei tipo, eu não tenho absolutamente nenhuma lembrança de ter colocado todas aquelas harmonias lá! (risos).

"Quando fizemos essa música juntos, tínhamos o riff de introdução, o verso, o refrão, e uma parte da ponte instrumental. Quando tudo fica mais lento e tem aquela parte do solo, eu me lembro de praticamente fazer aquele solo logo de cara.

"Quando eu gravei, em 1984, eu tinha 21 anos. Isso é meio doido. Em 1984, um solo de guitarra como aquele já era alguma coisa. Se você colocar em contexto o que estava acontecendo naquela época, soava bem moderno. Claro, se você colocá-lo no contexto de hoje, soa como rock clássico (risos). Não é como as coisas de hoje, com arpejos arrebatadores e 32 notas por todos os lados. Eu também tenho que dizer que quando ouvi esta manhã, percebi que o som real do álbum ainda é bom. Depois de todos esses malditos anos, ainda consegue se mantér, sonoramente".

Hammett também falou sobre o quanto o falecido baixista do Metallica, Cliff Burton, foi importante em impulsionar a banda em uma nova direção progressiva em "Ride The Lightning".

"Cliff era uma anomalia total", disse Kirk. "Até hoje, eu ainda estou tentando descobrir tudo o que vivi com ele. Ele era um baixista e tocava como um baixista. Mas, porra, vários dos sons de guitarra vieram dele. Ele escreveu uma série de riffs. Ele sempre estava com um pequeno violão. Lembro-me de uma vez que eu cheguei nele e perguntei, 'Como isso está afinado, parece C?' Ele explicou que gostava assim, porque ele realmente poderia dobras as cordas. Ele sempre aparecia com harmonias no violão. Quando eu tocava minha guitarra ele pegava o seu baixo e começava a tocar imediatamente alguma harmonia. Ele também cantarolava harmonias. Lembro-me de quando estava tocando EAGLES no rádio e ele cantarolava todas as partes da harmonia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário