sábado, 14 de março de 2015

Bateristas que usam a pegada tradicional para tocar


Você já se sentiu incomodado ao ver certo baterista tocando de um jeito diferente? Como se ele não soubesse segurar as baquetas? Provavelmente alguns headbangers com TOC devem sentir um certo desconforto ao ver um baterista de metal tocando como se fosse um baterista de um outro estilo, segurando a baqueta na mão esquerda como se fosse uma colher. Na realidade o que acontece, é que estes bateristas usam a maneira mais correta de se segurar a baqueta com a mão esquerda. Não que todos os músicos que conhecemos estejam tocando de forma errada, é que na verdade existem vários tipos de se segurar uma baqueta. E a que vamos falar a seguir se trata da "pegada tradicional".

A pegada tradicional (também conhecida como pegada ortodoxa) é uma técnica usada para segurar as baquetas enquanto se toca um instrumento de percussão. Ao contrário de uma pegada combinada, cada mão segura a baqueta de forma diferente. Normalmente, a mão direita fica com o dorso para cima e a mão esquerda com o dorso para baixo. A pegada tradicional é quase exclusivamente usada para tocar a caixa da bateria, e em especial tambores diversos, e muitas vezes o kit inteiro. Este tipo de pegada é mais popular no jazz do que em outros estilos, devido aos bateristas utilizarem esta pegada, proveniente de bandas marciais.

O nome "tradicional" se refere a forma de pegada inicial que os pioneiros da bateria utilizavam. Esta característica se originou através de bandas marciais que usavam caixas de percussão penduradas no pescoço ou nos ombros. Devido a posição que estas caixas ficavam, os bateristas necessariamente precisavam se adaptar para tocaram da forma correta, sem correr o risco de sofrerem lesões no braço. Por isso alguns bateristas que conhecemos hoje tocam desta forma, por questão de influência ou melhor aderência. Muita gente que não conhece as técnicas de bateria, acham que dessa forma fica mais difícil de se tocar, que o músico não terá força para exercer a batida. Mas depois de tudo explicado, confira abaixo uma lista de 10 bateristas que usam a "pegada tradicional" para tocarem.

Charlie Watts (ROLLING STONES):



Jason Costa (ALL THAT REMAINS):



Stewart Copeland (THE POLICE):



Michael Shrieve (SANTANA):



Mark Zonder (ex-FATES WARNING):



Steve Smith (ex-JOURNEY):



Neil Peart (RUSH):



Virgil Donati (PLANET X, KIKO LOUREIRO, STEVE VAI, DEREK SHERINIAN):



Piwee Desfray (HEAVENLY):



Bruno Valverde (ANGRA, Kiko Loureiro):

Nenhum comentário:

Postar um comentário