sábado, 23 de maio de 2015

Roqueiros que praticam ou já praticaram algum tipo de arte marcial


Artes marciais e rock sempre andaram de mãos dadas. Não existe nenhum outro tipo de trilha sonora que combina perfeitamente com a luta, se não for o rock e suas vertentes. Quando você ouve os primeiros acordes de "Eye Of The Tiger", qual a primeira coisa que vem na sua cabeça? Uma música do SURVIVOR ou boxe? Muita gente nem sabe o nome dessa música, conhece apenas por "música do boxe" ou "trilha sonora do Rocky Balboa", enfim. É interessante lembrar que vários atletas de diversas modalidades de lutas, curtem um som pesado. O MMA possui uma gama de esportistas que já revelaram seu amor pelo rock ou heavy metal.

Nomes como o do inglês Dan "The Outlaw" Hardy, Randy Couture (ator de Mercenários), Josh “The Warmaster” Barnett são alguns que curtem ou já usaram alguma música de bandas de rock e metal em suas entradas para uma luta. Existem vários lutadores que curtem desde a mais clássica das bandas de hard rock até a mais sombria e infernal banda de black metal. Mas o mais interessante ainda, é quando a situação se inverte. Quando os roqueiros decidem partir pra porrada.

No mundo do rock e do metal também rola a química. Alguns músicos praticam ou já praticaram algum tipo de arte marcial, seja por um simples hobby, ou até mesmo profissionalmente. Teve casos de artistas que abandonaram a música para seguir carreira nas lutas, ou que tiveram que cortar os cabelos para que fosse possível executar todos os golpes como no jiu-jistu, por exemplo. A seguir foram selecionados alguns rockstars que manjam muito de porrada, além de serem pesos pesados no rock. Confira:

Chris Jericho (FOZZY)


O grande astro da WWE (a famosa luta livre) é um dos fundadores do Fozzy. A banda foi formada em 1999, contando com a presença do lutador juntamente com Rich Ward, Eric Sanders, Mike Martin e Sean B. Delso. Chris já lutava antes mesmo de formar sua banda de metal, mas durante sua carreira ele soube dividir sua vida de lutador e vocalista da banda. Quando não estava lutando, ele estava desempenando seu papel dentro do heavy metal. Em 2005 o lutador decidiu dar uma parada nos ringues, foi aí que ele se dedicou inteiramente à música, reformulando o Fozzy e pensando em uma turnê mundial. Seu amor pela música continua falando mais alto até hoje, Chris Jericho e sua banda lançaram no ano passado o disco "Do You Wanna Start A War".



Maynard James Keenan (TOOL)


Pra quem conhece o Tool, sabe que a banda conta com um vocalista excêntrico, o criativo James Keenan, conhecido como Maynard. O vocalista possui em seu currículo um bom desempenho artístico. Maynard já estudou artes, além de vocalista da banda ele também é produtor musical, ator e além disso é um veterano do Exército dos EUA. Com isso, não demorou muito até ele chegar ao mundo das lutas. O cantor virou um aficionado por artes marciais e se apaixonou pelo Jiu-Jitsu. Maynard fez aula com o lutador brasileiro, Rickson Gracie. Foi na Axis Jiu-Jitsu Academy que ele continuou aperfeiçoando a arte marcial. Inclusive ele chegou a deferir um golpe em cima do palco, quando ele imobilizou um fã que tentou fazer gracinha, detalhe, Maynard continou cantando a música "Pushit", com o intruso completamente imobilizado. Reparem aos 2:45 do video:



Travis Barker (BLINK 182)


Outro rockstar que também teve aula com os Gracie foi o baterista do Blink 182, Travis Barker. O músico teve uma aulinhas com Ryron Gracie além de ser um grande fã do UFC. Travis passou admirar tanto o esporte que adotou como um estilo de vida. "Meu modo de tocar foi ficando rápido e mais rápido conforme eu continuava me exercitando". Mantendo sua vida esportiva sempre na ativa, Travis seguia um ritmo intenso de treinos, como corridas e exercícios, e através do jiu-jitsu ele encontrou equilíbrio. "Gosto do respeito e da disciplina que vem das artes marciais", disse ele. "Isso me deixa sempre preparado para turnês extensas, tenho que estar 110%".


Herman Li (DRAGONFORCE)


Claro que um japonês (tá bom, ele é chinês) teria que entrar na lista. Apesar de muitos imaginarem que o guitarrista do Dragonforce, Herman Li, pratica Kung Fu, na verdade ele é adepto do jiu jitsu. Quando perguntado se ele se preocupa com o risco de quebrar um dedo e danificar sua habilidade, Li respondeu: "Eu pratico Jiu Jitsu brasileiro desde 2005. É claro que quando eu estou em turnê, isso me impede de treinar. Eu me preocupo que se eu machucar minha mão irá prejudicar minha forma de tocar guitarra, e isso seria um problema. Mas eu tento treinar o máximo possível".



Dave Mustaine (MEGADETH)


Antes de falar mal de sua banda ou se tentar alguma gracinha com a filha dele, saiba que Dave Mustaine é um perito em artes marciais. Além de praticar vários outros exercícios físicos rotineiros, um dos seus hobbys favorito é o Taekwondo. Mustaine revelou que começou a praticar a luta em 1999, quando ainda morava no Arizona. Além do Taekwondo, o frontman do Megadeth também já praticou Kung Fu e outras artes marciais. "Taekwondo é uma grande disciplina. Para mim, foi uma das coisas que mudou a minha vida. O Taekwondo me ajudou a largar o péssimo estilo de vida de drogas e alcoolismo. Me ajudou a acreditar em mim mesmo e encontrar forças que eu nunca soube que possuía".



Elvis Presley

Elvis Presley, simplesmente o pai do rock, era um apaixonado por Karatê. Tudo começou quando ele serviu o exército, durante os treinamentos ele acompanhou algumas demonstrações de luta corporal. Até finalmente ele se interessar completamente por artes marciais quando estava na Alemanha. O rei do rock 'n' roll se aprofundou tanto na arte que passou a seguiu outras práticas orientais, meditação, yoga e mais outras coisas. Elvis amava tanto o Karatê que ele começou a usar passos da luta em suas coreografias, ele queria divulgar a arte marcial no ocidente através da sua música. Elvis Presley se tornou faixa preta em Karatê e sempre mostrou o enorme carinho que tinha pela modalidade. No clipe de "It Hurts Me", de 1968, o rei mostra toda sua técnica:




Isabela Eva (BELLA UTOPIA)


Agora é a vez das meninas. Mas não pense que as coisas vão maneirar não. A moça também pega pesado no tatame, estamos falando da vocalista da banda de Goiânia, Bella Utopia. Isabela Eva vem fazendo um trabalho fenomenal em prol do rock 'n' roll e do esporte. Ela sabe várias modalidades de luta, Isabela é contramestre em capoeira e também pratica boxe e muay thai. Quer mais? Isabela criou um projeto que une rock com lutas de MMA, o High Fight Rock. "Eu criei o projeto pensando em uma contrapartida social, já que o MMA é um esporte que direciona e disciplina a violência, que ficou muito banalizada de uns tempos pra cá. O respeito a um mestre também é muito importante, pois ensina a humildade".    

O objetivo do projeto é simples, unir o som pesado da banda com o MMA. O negócio realmente é sério, vários atletas renomados já participaram o evento, como Anderson Silva, Rogério Minotouro, Jon Jones, Wanderlei Silva, Fabrício Werdum, Mário Yamasaki, Bruno Scornavacca (Klb), Todd Duffee, Luis Dórea, Júnior Cigano, e outros.

A banda está negociando para realizar uma edição do High Fight Rock em Las Vegas, um empresário mostrou muito interesse pela idéia, o evento pode acontecer por lá, e claro, com a banda mostrando seu som em paralelo. Na matéria abaixo, feita em 2011, Isabela explica um pouco sobre o projeto. O programa também contou com a presença dos lutadores Rogério Minotouro e Marcelo Dourado para falarem sobre o esporte.





Igor Cavalera (SEPULTURA)

A imagem de brutamontes de Igor Cavaleira facilmente se assimila ao mundo das lutas. O ex-baterista do Sepultura é faixa azul em Jiu Jitsu, mas ele não foi o único integrante da banda que praticava a modalidade na horas vagas, o baixista Paulo Jr também veste o kimono e parte para o tatame. Em 1996, o Sepultura estreou o video clipe para a música "Attitude" do álbum "Roots", a produção contou com um ringue de MMA e com a família Gracie, incluindo Royce Gracie, Rorion Gracie e o grande mestre Hélio Gracie. Em uma entrevista o mestre Gracie falou como foi gravar o clipe da banda: "Não conhecia o grupo. Conheci no dia da gravação. A música deles não faz o meu estilo. A ideia de gravar com os Sepultura foi boa para ambas as partes. Valeu como promoção para os dois lados"




Luis Mariutti (ABOUT 2 CRASH)


Luis teve grandes momentos em sua carreira musical, Angra, Shaman, dentre outros projetos, mas depois de um tempo ele decidiu colocar em prática uma paixão que tinha desde o seus 12 anos de idade, decidiu deixar um pouco de lado o baixo para vestis as luvas. Luis Mariutti passou a atuar profissionalmente no Muay Thai. Levou um tempo até que ele conseguisse se graduar e se tornar instrutor de lutas. O músico também conta que no começo ele sofreu preconceito por querer praticar um esporte considerado violento: "Quando entrei, em 1988, era só louco que treinava, só malucos que queriam sair na mão. Era mais radical. Mas hoje foi se popularizando com o MMA e muita gente entra pelo fitness".

Recentemente o baixista retornou à música, quando foi anunciado o About 2 Crash, banda que conta com Aquiles Priester, o guitarrista Bill Hudson, o vocalista e produtor Theo Vieira, o outro guitarrista Anderson Carlos e Vinicius Neves do Stay Heavy.





Marcelo Barbosa (ALMAH)

O guitarrista do Almah, Marcelo Barbosa, também se dedicou muito ao esporte. Sua modalidade de luta é o Taekwondo. O cara praticou severamente a arte marcial, e se tornou faixa preta. São 15 anos de treinos "Desde criança sou apaixonado por artes marciais. Assistia filmes de luta que nem um louco, era (e ainda sou) fã do Bruce Lee e sempre comprava revistas especializadas. Obviamente, minha paixão pela música sempre foi maior e as duas coisas não ficaram muito compatíveis. Ainda adolescente passei rapidamente por diversos estilos como judô, capoeira, karatê, boxe até encontrar o que realmente fez a minha cabeça. Taekwondo é uma arte marcial oriunda da Coréia que se tornou esporte olímpico há pouco tempo. Mais ou menos com 16 anos de idade comecei a treinar enquanto ainda fazia caratê simultaneamente". Veja no video abaixo Marcelo Barbosa em ação:






Estes foram alguns nomes, mas se conhece algum que ficou de fora da lista, sinta-se a vontade para indicá-lo nos comentários.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário