quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Resenha - Xei: "#320 on Hart Street"


Continuando a caminhada em busca de novas sonoridades através das fronteiras, eis que recebo um convite muito especial para conferir em primeira mão o seu primeiro trabalho solo. O vocalista Alexei Leão, da banda de Florianópolis, STORMENTAL, acaba de lançar seu mais novo álbum solo, intitulado "#320 on Hart Street". Seu disco, que foi apelidado de simplesmente XEI, é composto inteiramente por Alexei, onde os principais instrumentos como o violão e teclado foram gravados apenas por ele, sem contar as participações. O vocalista cuidou também da produção do disco, que foi gravado, mixado e masterizado no AML Studio, em Nova York. Os pontos altos desde ótimo trabalho serão mencionados a seguir.

"#320 on Hart Street" retrata os momentos que Alexei este em Nova York, onde se inspirou para compor todas as músicas do álbum. Todas as faixas foram escritas pelo vocalista e reflete alguns destes sentimentos particulares que foram transformados em música. Falando nisso, "#320 on Hart Street" apresenta uma proposta interessante, não é um álbum exclusivamente metal. Alexei quis mostrar um outro lado de sua vertente musical, onde ele explora a simplicidade com execuções mais profundas e sentimentais. Uma boa escolha para quem quer valorizar a diversidade da música, esta que está bem presente neste álbum. Um trabalho totalmente desplugado que irá agradar quem realmente aprecia música, descartando preconceitos e opiniões supérfluas.

Alexei Leão sempre mostrou trabalhos dignos em seu universo musical, a vontade de gravar algo único e particular foi expressivamente mostrada neste disco. Sua criatividade em compor temas marcantes se uniram com seu talento nas composições. O título do disco nada mais é do que o endereço onde ele morou em Nova York, Nº 320 na Rua Hart. Ao se aprofundar mais, dando início na audição do álbum, nos adentramos em um ambiente novo mas ao mesmo tempo aconchegante.

A primeira faixa, "Darkness' Lullaby", já reforça o excelente contraponto que Alexei possui em sua linha vocal. A intenção de valorizar sua voz com o som do violão, foi algo que praticamente se  tornou necessário. Podemos dizer que Alexei foi certeiro ao unir todas essas vantagens eu seu disco de estreia. A união da voz e violão se fundem de forma espontânea com os demais instrumentos que foram usados, como os teclados e cordas. A bela faixa "Hey Darling" que conta com um solo de cello, gravado por Daniel Galvão, é um dos ótimos exemplos de melodias compostas neste trabalho. Houve uma boa distribuiu nas canções, aparentemente não faltou nada.



Algumas pessoas teimam em dizer que músicas lentas são chatas e sem sentido, mas isso está absolutamente longe de acontecer com este disco. O segredo é prestar bastante atenção. "Lost in the Way", por exemplo, reforça a rica estrutura harmoniosa que constitui o belo andamento das melodias presentes no disco. Destaque novamente para o que o vocalista faz na faixa "Grain of Sand", com passagens vocais com efeitos interessantes e um refrão admirável. Uma das canções mais especiais do disco é a 5 faixa do disco, "An Angel on Hart" é uma homenagem ao falecido guitarrista Rapael Scopel, que nos deixou em maio deste ano, após se envolver em um acidente de carro. Uma canção repleta de emoção, uma letra intocável, sincera e cheia de lembranças. É inevitável não perceber o laço de amizade que Alexei tinha com Rafael, bela homenagem.



Continuando, outro ponto forte no disco, se trata da canção, "Karma". Nela podemos perceber um pouco da diversidade que Alexei propôs neste álbum. A música possui um trecho cantado em português, e para variar, o rapper americano Ralph G.A.M.B.L.E faz uma ponta na música. A faixa é a única que conta com uma bateria, sendo executada pelo grande batera Marcelo Moreira (CIRCLE II CIRCLE, MARMOR). Em alguns trechos da canção podemos perceber também elementos de 'metal', quando se pode ouvir alguns berros guturais ecoando.

"Face the Fears" chega meio pop, com uma pegada relaxante, música gostosa de ouvir, bem agradável. O disco é breve, com apenas 29 minutos de duração, mas já é o bastante para mostrar todo o potencial que um artista talentoso tem. Pra finalizar, mais alguns minutinhos para matar a vontade, "Settle Down" é a oitava e última música do disco, nela Alexei complementa seu talento também no violão, com solos e arranjos bem elaborados. "#320 on Hart Street" vai além do que um álbum acústico, gravado com carinho e muita vontade, o disco é realmente marcante e honesto. Uma excelente dica para quem quer desfrutar de algo diferente, que foge um pouco do heavy metal, mas que não deixa de agradar fãs mais atentos por boa música.

O novo álbum do XEI acabou se ser lançado, 17 de novembro de 2015, foi gravado no AML Studio em Nova York. O vocalista colocou toda seu profissionalismo em jogo, fruto do sucesso de ter se formado no Institute of Audio Research, sendo o primeiro da turma. Talento indiscutivelmente nato, em prol da música de qualidade. Recomendo.

Nota: 9

Xei - "#320 on Hart Street"

1. Darkness' Lullaby
2. Hey Darling
3. Lost in the Way
4. Grain of Sand
5. An Angel on Hart
6. Karma
7. Face the Fears
8. Settle Down
















O álbum pode ser adquirido digitalmente neste link.

Mais informações:

https://www.facebook.com/alexei.XEI.leao/?fref=ts
https://soundcloud.com/alexeileao



Nenhum comentário:

Postar um comentário