terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

O Angra causou uma boa impressão no Carnaval?


Primeiramente quero deixar claro que não estou atacando estilos ou a maior festa popular do Brasil, que é o Carnaval. Também não tenho a intenção de desmerecer uma das maiores bandas do metal nacional. A única questão que prezo aqui é: Será que o ANGRA causou uma boa impressão ao ter tocado no Carnaval de Salvador? Todo headbanger já está 'careca' de saber que heavy metal e carnaval não combinam, claro que não é nenhuma obrigação pensar assim. Vivemos em uma época de bastante aceitação e respeito aos outros estilos musicais, mas sempre rolam uns tropeços de vez em quando.

Como a uma opinião de um simples redator, estou aqui para dar a minha e irei mencionar apenas o Angra por ser a banda que esteve em maior evidência no trio elétrico de Carlinhos Brown. Juro que desde a primeira vez que ouvi que o Angra iria fazer uma apresentação em Salvador em pleno Carnaval, eu já sabia que alguma coisa estava errada, mas logo soube que o grupo iria então tocar com Carlinhos Brown no Carnaval....em cima de um trio elétrico e tudo mais. Agora eu te pergunto: Um headbanger está acostumado com isso? Sinceramente, NÃO. E não estou dizendo como experiência própria, até porque muitas pessoas compartilham da mesma idéia. Mas o que diabos o Angra foi fazer alí? Desculpem-me o termo, mas infelizmente ou felizmente a banda, mais um vez, quis aparecer.

Desde que foi anunciada esta apresentação, eu imaginava que não ia ser algo espontâneo. Foi forçado, no mínimo te faz ter um desejo de nunca mais ver aquilo. Se eu fosse um folião alí no meio, eu me lembraria daquele dia em que Carlinhos Brown foi bombardeado no Rock In Rio..."se um cantor de Axé não foi aceito no dia do metal no festival (ironia do destino) o que um grupo de metaleiros está fazendo em um trio elétrico em pleno carnaval, rodeados de foliões?"

Reforço que não estou desmerecendo, tanto a festa quanto a banda, mas podemos ver alguns fatos que deixam claro que tudo aquilo não passou de apenas mais uma jogada de marketing do Angra. "Não...a banda apenas quer ser lembrada e ganhar espaço em tudo quando é quanto...só isso". A grandiosidade do Angra será difícil de ser superada, mas o que leva uma banda tão conceituada a participar de um evento onde viria a tocar apenas músicas covers, AS MAIS CONHECIDAS POSSÍVEIS, mesmo sabendo que se tocassem músicas autorais, NINGUÉM conheceria? Kiko Loureiro está ocupado com seus trabalhos no MEGADETH, Lione foi cumprir sua agenda com o RHAPSODY OF FIRE, enquanto o resto da banda foi pular carnaval em Salvador? Eles podem fazer o que quiserem com seus contratos, mas ver o Nando Fernandes naquela situação, cantando as músicas mais clichês do rock e não muito confortável alí, foi de doer.

Muitos dizem que isso foi um grande passo para o metal e que isso pode ajudar o estilo ser mais reconhecido no Brasil. Mas vocês acham mesmo que a galera que estava alí curtindo está ligando pra isso? Nós que ouvimos heavy metal sabemos o quanto está difícil o metal nacional se manter unido nos dias de hoje, o próprio fã não aceita mais bandas novas (diz que são todas cópias) e vocês acham que um cara que ouve "Vingadoras" vai ter discernimento pra ouvir algo mais complexo e totalmente diferente? Já que essa apresentação do Angra foi um grande passo para o metal, no próximo Natal poderemos contar com um show da banda no Templo de Salomão da Igreja Universal, celebrando o nascimento do menino Jesus.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário