segunda-feira, 11 de abril de 2016

O que está acontecendo com o metal nacional?


A recente polêmica envolvendo um Youtuber brasileiro (prefiro não citar nomes) e alguns artistas convidados a participar de um tal projeto do mesmo, está ganhando mais repercussão do que deveria. De uns tempos pra cá, com o avanço das redes sociais e a carência de atenção, algumas figuras relacionadas ao metal estão fazendo de tudo para ganharem os seus 15 minutinhos de fama, tenho em vista que isso não é o suficiente para eles. Também é certo lembrar que a cena nacional vem se deteriorando devido a inúmeras "guerrinhas" virtuais que se instalaram web à fora. E o ringue desta briga é a mídia online? Este é o grande 'boom' que faz a atual situação do metal se tornar um grande circo.

Por que isso acontece?

O que vivemos antigamente, através de discussões saudáveis sobre qual disco da 'banda A' era o seu favorito ou quais foram os shows mais marcantes da 'banda B', hoje demos espaço ao ódio e a inimizade. Hoje em dia qualquer coisa é motivo de rixa e desunião dentro do nosso heavy metal. A situação está ficando cada vez mais degradante, facilmente um fã pode se deixar levar pela influência daquele que ele segue, seja um ídolo do rock, um apresentador ou até um Youtuber. Quem toma a rédeas são eles, e os fãs acabam sendo prejudicados mais uma vez. Infelizmente estamos assistindo de camarote as batalhas intermináveis e bobas de músicos de heavy metal.

Os responsáveis por terem o poder nas mãos para proporcionarem um futuro próspero e promissor para o metal nacional, estão querendo fazer do estilo uma piada. Debaixo de toda esta zorra, a única coisa que importa e estar do lado da razão. Enquanto estes "profissionais" se preocupam com guerrinhas, com o simples gesto de tornar público uma discussão intimista, comprometendo a imagem de ambas as partes, nós continuamos sendo os grandes expectadores dessas novelas de vários capítulos. Aí eu te pergunto: Até quando esse tipo de postura continuará sendo tomada? Será que a pessoa que faz isso não tem discernimento do problemas que está causando? Ou será que essa pessoa é um completo idiota? Por essas e outras que o heavy metal (pelo menos o daqui) vem se tornando cada vez mais desunido e desmotivador. Aparentemente os músicos deixaram seus instrumentos de lado e empunharam espadas e machados, a ponto de se digladiarem.

Nos últimos dias, um destes músicos se defendeu postando uma excelente reposta ao dito cujo, mostrando que humildade e respeito não se ganha com visualizações e acessos na internet. Uma resposta educada e verdadeira, ao contrário de uns que acham que são os donos da razão e partem para a ignorância. Triste em ver uma pessoa que você concorda com suas opiniões, mas ao mesmo tempo, inventa algo totalmente desnecessário e sem sentido. Chato também em ver músicos consagrados e respeitados participarem de uma discussão fora de cogitação e que não possui relevância alguma, lembrando aquela conhecida frase: "vou xingar muito no twitter"!

Quando você pensa que acabou, o indivíduo aparece novamente com mais lenha pra queimar. Foi publicado um video novo em seu canal oficial no Youtube onde ele "compôs" uma música direcionada aos músicos que recusaram participar se seu projeto por motivos óbvios. Claro, mais uma vez podemos ver a total falta de respeito e caráter de uma pessoa que não precisa fazer isso para se promover. Sem dar mais créditos ao indivíduo, a mensagem deste artigo preza o bom senso e apela para quem realmente quer ver o metal nacional unido, ignorando este tipo de conduta que nos envergonha.

Se foquem naquilo que importa, não alimentem rixas, não deem audiência para baderneiros de internet. O heavy metal não é uma guerra, uma banda não é um time pra torcer. Apoie e incentive as bandas de verdade, elas precisam disso e não de acessos e curtidas em redes sociais. Não se apegue demais a 'ídolos do rock', tão exageradamente a ponto de sair na porrada com seu amigo. Pensamentos do tipo "essa banda é melhor que aquela outra", "aquele guitarrista toca melhor que aquele outro" e etc, só provam que querem desmerecer as bandas e os artistas...então, não seja mais um que pensa assim. Se este artigo resumisse em apenas uma palavra, seria: "RESPEITO"!

4 comentários:

  1. Excelente texto, parabéns! Com certeza a palavra é RESPEITO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ederson, muito obrigado. Eu ainda estou pensando em fazer uma matéria com o seu video! abraço

      Excluir